“Porque eu mereço!” não é resposta

Aumento de salário como pedir

O desafio de ser reconhecido no mercado existe e todo mundo sabe disso. E o primeiro passo é pensar dentro do nosso universo. O que você está fazendo para se destacar no seu trabalho?

Muita gente pode responder que os resultados do dia a dia são seu grande destaque, outros falarão de sua formação acadêmica e ainda teremos os que falarão a vazia “tempo de casa”. Mas isso é o que vai te ajudar a ser uma referência que merece reconhecimento?

Relendo A Loja de Tudo, livro que une a história da Amazon à biografia do fundador Jeff Bezos, uma passagem me chamou atenção e pode ser um bom exemplo nesse caso. No início dos anos 2000, com o crescimento da Apple no mercado de música digital, a Amazon começou a avaliar como ela poderia se “proteger” em sua área foco, o negócio de livros.

Aquele era o momento de entrar no mundo dos ebooks com toda a força – trazendo as pesquisas para o lançamento do Kindle para o primeiro plano – e não deixando o domínio desse setor em um limbo que poderia ser conquistado pela Apple. A ideia era não ter o mesmo destino da Kodak, que já havia desenvolvido a tecnologia das câmeras digitais nos anos 70, mas preferiu não arriscar tudo em um empreendimento mais incerto, mantendo o foco nos filmes e máquinas analógicas de fotografia.

O que aconteceu depois disso acho que você já deve ter lido por aí, não é mesmo? De pioneira a parada no tempo, hoje a Kodak até tenta se reinventar, mas ainda está bem perdida no novo mundo em que não conseguiu entrar.

Sair da zona de conforto não é fácil (por mais clichê que isso possa parecer) e é preciso ter bons argumentos para alcançar o seu lugar esperado e sair da inércia que pode estar tomando conta dos seus dias.

Quais você acha que são as chances de ser promovido ou receber um aumento nos próximos meses? Esse tipo de movimento não pode ser feito de qualquer maneira, é preciso estar bem preparado e compreender o que você pode fazer para estar pronto para esse tipo de passo na carreira. Você quer ser a Amazon ou a Apple, não a Kodak, certo?

E se você quer refletir sobre isso, minha sugestão é conhecer a Calculadora – Qual A Sua Chance de Receber Um Aumento? Esse exercício pode ser um diferencial para entender que evoluir financeiramente no trabalho envolve muito mais do que um fator.

Qual é a sua justificativa para merecer uma promoção ou um aumento?

Deixe uma resposta