Mantenha relacionamentos de qualidade com a sua rede

Mantenha relacionamentos de qualidade com a sua rede

Outro dia ouvi de uma especialista em desenvolvimento pessoal um exercício que ela habitualmente passa para seus alunos: criar e manter uma lista de contatos importantes para sua carreira. A ideia é não só ter aquelas pessoas em seu radar, mas manter relacionamentos reais com elas, mesmo que de tempos em tempos. A sugestão dela é, no máximo, a cada seis meses enviar um e-mail, telefonar ou encontrar com esse seu contato e trazer algo novo e interessante para essa relação.

Isso mesmo, não é aquele email de follow up comercial (furadíssimo) com um “sigo à disposição para qualquer necessidade”. É mostrar que você compreende a importância daquela pessoa e realmente colocar em prática. Manter um relacionamento não é uma tarefa fácil, independente da esfera da vida que é impactada – e com a sua carreira não poderia ser nada diferente. Você não pode se importar com o sue futuro apenas de 6 em 6 meses ou quando quer mudar de empresa ou projeto. A construção é diária e isso traz inúmeras possibilidades para essa criação e manutenção de networking.

Mande uma mensagem após ler um livro e explique as razões para ter lembrado daquela pessoa, fale sobre um evento que pode ser interessante para ela ou após ter acompanhado algo que ela fez publicamente. Compartilhe dúvidas e reflexões, aproveite esses momentos para trocar pontos que são importantes para ambas pessoas (lembre-se sempre que são duas ou mais pessoas envolvidas, é sempre bom que todos ganhem).

Não tenha receio de fazer isso, entre em contato com a sua rede sempre que quiser. Mantenha as pessoas certas por perto e siga crescendo como pessoa e profissional.

Você deixa para procurar as pessoas importantes para sua carreira apenas quando precisa delas ou está interessado em realmente criar relacionamentos?

1 comment / Add your comment below

Deixe uma resposta