Saia (literalmente) do lugar

saia do lugar

Flexibilidade é uma característica importante para os profissionais, assim como a facilidade de se relacionar com outras pessoas. E uma ação que pode parecer pequena dentro de um escritório, mas faz diferença, é trabalhar geograficamente dentro de outras áreas. Isso mesmo, pegar seu computador e passar uns dias fora do comercial e sentar perto da produção, por exemplo. Não é como job rotation com a mudança de função,mas sim um intercâmbio de ideias e contextos.

É muito cômodo se manter no “lugar da sorte” e não conhecer a realidade dos outros times, conviver apenas com seus amigos e não entender como as pessoas de outras áreas podem ser muito importantes para o seu desenvolvimento. Vira uma real zona de conforto: sabe o que acontece por ali e está suficiente.

Mas o aprendizado de estar rodeado por pessoas que trabalham com outra coisa dentro da mesma empresa é essencial. O seu espaço de trabalho pode ser útil não só para exercer suas tarefas, mas entender como o seu trabalho impacta o da outra pessoa (e vice-versa) . É possível que você passe a compreender melhor alguns gargalos das demandas ou como é a maneira mais correta de explicar um processo para os clientes ou colegas.

É totalmente compreensível que algumas pessoas não possam sair de seus lugares e se mover pela empresa, mas que tal criar alguns momentos de troca de conhecimento? Não com a função de trabalhar processos, mas de unir as pessoas e trazer novos aprendizados. Temas específicos e técnicos são interessantes para alinhar pontos que podem estar nebulosos para colegas de fora, mas invista também nos gerais: tendências, gestão do tempo, debater um livro… O legal é entender como os diferentes pensamentos e rotinas podem ser proveitosos para a equipe.

Ficar no mesmo lugar e ter controle de sua área  ou estar próximo de outras pessoas e conhecer o contexto de todo o trabalho? Diferentes momentos exigem posturas e ações específicas, só não se esqueça de compreender e valorizar o trabalho das outras pessoas.

Deixe uma resposta