4 dicas de relacionamento para vender melhor

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Quem trabalha com relacionamento, especialmente na área de vendas, sempre tem o desafio de conquistar pessoas para alcançar os  seus resultados.  Reuniões presenciais para cada uma das etapas de trabalho acabam se tornando onerosas e não cabem em todos os projetos, então como se diferenciar e encantar leads e prospects sem essa presença direta? Algumas mudanças bem simples podem potencializar os seus contatos e você pode colocar em prática hoje mesmo.

Priorize o telefone

É no contato, principalmente o primeiro, que uma infinidade de boas informações podem ser capturadas. E por isso, o atendimento de leads mais qualificados não deve ser realizado por mensagens automáticas, ao contrário dos fluxos de nutrição do inbound marketing (tema para um próximo post!). O email é mais impessoal e não permite a percepção de como está sendo o diálogo imediatamente. Preste atenção em tudo e anote os insights e percepções. Nesse momento o telefone é seu melhor amigo!

Com isso, é criado um relacionamento mais próximo desde o primeiro momento, deixando que a pessoa apresente suas demandas e cenário, com o seu interlocutor já pensando nas melhores maneiras de aplicar as soluções de sua empresa. Pode parecer simples, mas evita desgastes de receber respostas desnecessárias e que poderiam ser resolvidas com 1 minuto de conversa, como, por exemplo, dizer que o que você oferece não atende, mas na verdade pode sim resolver o problema do cliente, só não estava explicado de maneira completa.

Reforce a aproximação e o relacionamento

Faça um bom follow-up, organize seu cronograma e crie um relacionamento baseado em segurança e confiança com o seu prospect. Não é para ser o chato dos emails, ligações e tudo mais. Demonstre sempre que você prestou atenção no que ele disse (mantenha suas boas anotações sempre à mão) e como a sua solução será a melhor para que ele alcance os resultados necessários.

Continue em contato e ampliando as possibilidades de seu serviço e conduza bem as suas conexões, sempre reforçando a necessidade e prazo da demanda. Não fique cobrando “quando fecharemos?” como único assunto do email. Apresente possibilidades, envie materiais interessantes, entenda melhor o mercado em que ele está inserido. Vá além do esperado e deixo-o preparado para o melhor de seu produto.

Comunique-se bem

A primeira dica é a mais simples e objetiva: escrever “difícil” não é escrever bem. Não tente usar construções pouco usuais para o seu cotidiano achando que vai impressionar pela sua “sofisticação”. Seja direto e escreva com simplicidade, a sua chance de errar é bem menor. Sempre confira a grafia das palavras e peça para outras pessoas de sua equipe lerem suas mensagens quando estiver em dúvida. Não erre pelo excesso ou pela informalidade: encontre o seu lugar na objetividade.

E ao falar ao telefone ou pessoalmente, além de usar as palavras corretas e não exagerar nas gírias, fale em um tom de voz e ritmo agradável. Sua postura faz toda a diferença.

Saia do script

É isso mesmo: deixe os manuais de lado e faça o atendimento de acordo com a necessidade do seu lead. Não venda o que não é possível, mas crie o seu método para encantar e conquistar resultados. Pode ser um email de follow diferenciado da sua equipe, adicionar outra pessoas nas reuniões, ser mais informal nas ligações ou incluir referências especialmente selecionadas para aquele momento ou pessoa.

O importante é entender que cada conversa é diferente da outra e que manter o manual perfeitamente deve fazer parte da estratégia apenas do telemarketing, que por sua grande rotatividade, exige um treinamento mais ágil, e não na rotina de um profissional especialista. Você é o especialista, certo? Se não é, torne-se o melhor com muito estudo e dedicação, melhore sua autoconfiança e lembre-se que seus resultados impactam diretamente em sua carreira.

A ideia é conquistar seus resultados com a qualidade do seu trabalho e aprendendo a cada contato. E qual a sua dica para conquistar clientes e parceiros?

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