Otimize seus rendimentos sem aumentar os custos

Poucos recursos não podem ser impedimentos para grandes atitudes. Claro que todas pessoas e negócios gostariam de possuir uma possibilidade infinita de investir em seus processos, projetos e produtos, mas essa, infelizmente, não é a realidade da maior parte das iniciativas. Uma situação de crise pode ser transformada em oportunidade e  é preciso extrair os pontos positivos possíveis.

Por isso, que tal pensar em algumas ideias acessíveis e fáceis de serem aplicadas?

Faça reuniões melhores

Antes de qualquer coisa: FOCO. Não trabalhe em outras demandas durante o seu encontro sobre um assunto específico. Antes de convocar a reunião, pense se o assunto pode ser resolvido em uma conversa por telefone ou email, quanto tempo isso pode demorar e quais serão os possíveis desdobramentos. Imagine que cada hora em uma reunião desnecessária outros assuntos poderiam ser resolvidos e com rendimentos melhores para toda a companhia.

Se puder, realize menos reuniões presenciais e mais conferências por telefone ou vídeo. Essa possibilidade diminui distâncias, gastos e tempo com deslocamentos. Suas reuniões internas também podem ser otimizadas. Uma reunião produtiva precisa ser objetiva, não ocupando o tempo das pessoas envolvidas de maneira desnecessária. Uma pauta pequena e clara pode deixar os tópicos discutidos bem alinhados e é imprecindível que as dicussões paralelas sejam evitadas.

Invista com sabedoria

Pense em soluções duráveis para manter os custos em dia. Uma dica é investir em materiais que podem ser aproveitados em diversas ocasiões, como apresentações editáveis ou templates personalizados, por exemplo. Na mesma linha, avalie a real necessidade de utilizar materiais impressos no seu dia a dia: você precisa mesmo daquele rascunho ou pode simplesmente enviar o arquivo por email? Deixar uma pilha de folders desatualizados na recepção ou manter uma TV com um vídeo de seus serviços e produtos sempre em dia?

Avalie a possibilidade de investir em uma plataforma de ensino a distância ou uma área com documentos e vídeos  disponíveis na sua intranet, evitando deslocar as equipes para treinamentos e ajuda na manutenção de materiais de qualidade para consulta posterior dos participantes.

Melhore a comunicação

Se a situação econômica não é favorável, não deixe essa posicionamento afetar sua equipe negativamente. Deixe claro o que está acontecendo, quais serão os possíveis desdobramentos e conte com o potencial de todos envolvidos. Apresente possibilidades e mantenha a proximidade, não deixe que a desconfiança se torne a realidade de seu ambiente de trabalho. Mostre como funcionam pequenas mudanças que fazem a diferença e conte com o apoio de seu pessoal.

Se for necessário, por exemplo, eliminar ou contratar serviços terceirizados para ajustar as contas da empresa, explique como isso funcionará diretamente. Transparência e proximidade são atitudes honestas e muito positivas para momentos de dificuldade.

Espante a crise dos clientes

Apresente as suas soluções como maneiras de conquistar novos clientes, diminuir distâncias, investimentos inteligentes ou uma chance de se diferenciar dos concorrentes e superar a crise, por exemplo. Faça do seu produto uma possibilidade interessante de mudar o cenário do cliente com uma abordagem bem pensada e estratégica. Não deixe que ele pense que a sua contratação é uma futilidade e deixe bem claro todo o potencial de retorno de seu trabalho.

Sempre tenha em mente qual a aplicação de seu produto e apresente a ideia planejada especificamente para isso. Demonstre interesse no mercado, faça boas pesquisas para estar preparado durante suas reuniões e conquiste-os!

Aumente sua rede

Um momento de adversidade pode ser uma chance de reforçar o seu networking. Não deixe de atualizar o seu perfil no LinkedIn ou de participar de eventos e aproveite para conquistar novas parcerias e oportunidades futuras. Uma empresa pode não estar preparada para investir em seu projeto hoje, mas conhecendo melhor o seu trabalho e sua capacidade, você pode ser lembrado com mais influência em um futuro próximo.

E se o desemprego for inevitável, mantenha contato com pessoas que considera interessantes para o seu próximo passo e permaneça aberto para novos desafios. Sua atitude pode ser um ponto de destaque para indicações ou convites.

Seja positivo

Momentos ruins são comuns a todos os setores e sua atitude pode fazer toda a diferença com sua equipe. Certamente um bom relacionamento interno não será um fator decisivo para o aumento da receita da empresa, mas isso pode apoiar a manutenção de talentos e na motivação para alcançar bons resultados na área, o que sem dúvida influencia a maneira como uma crise pode ser superada.

Coloque a transparência como prioridade no diálogo e faça com que todos sejam parte da mudança. E deixe claro que todos podem colaborar com sua percepção e na construção de possibilidades para o futuro: ideias novas e englobando diferentes pontos de vista podem oxigenar uma situação em que o imediatismo pode ser muito prejudicial a longo prazo.

Tem mais ideias interessantes para multiplicar boas práticas? Compartilhe conosco e siga fazendo o seu melhor!

*Publicado originalmente em http://br.hubspot.com/blog/otimize-seu-rendimento-sem-aumentar-o-custos , no dia 17/11/2015

Deixe uma resposta