Use a personalidade da marca em sua estratégia

Imagine que você está em uma palestra e percebe que o apresentador conta com slides muito profissionais, mas que seu discurso não é compatível com aquela representação gráfica ou com a maneira como a empresa se posiciona. Esse desalinhamento leva a uma pesquisa nas redes sociais, site, blog e você vê que não era apenas o palestrante que estava fora de sintonia com a marca, mas que aquele negócio não tem unidade e, mesmo com ótimos produtos e serviços, acabava perdendo sua força no mercado: uma boa identidade visual e preços competitivos não bastavam para destacá-la.

Durante a criação de sua estratégia de Inbound Marketing, você certamente passou pela etapa de criar Buyer Personas, certo? Entender quem é o público, o que ele busca e como age é muito importante para atingir seus objetivos de maneira eficiente. Mas você em algum momento criou uma Brand Persona? Essa construção vai além da identidade visual e mercado. Essa personalidade reforça seus valores, comunica com clareza e torna a sua presença mais marcante, inserindo essa ideia de branding em sua cultura empresarial.

Esse pode ser um exercício bem interessante: se fosse uma pessoa, qual seria a faixa etária, o que mais gosta de fazer, quais as necessidades e desejos de sua marca? E como isso pode ficar evidente em suas ações?

Como definir o que é mais importante?

Esse entendimento é o que vai definir como a sua marca existe, as razões que a fazem estar no mercado e de que maneira ela buscará soluções para as demandas do público, além de definir a sua linha visual e como essa comunicação será feita. Os principais elementos para essa construção podem, por exemplo, ser a combinação entre os seus:

  • Pilares: os ideais que buscam a sustentabilidade no mercado e geram seu valor.
  • Essência: principal característica que define sua marca, unindo toda sua linha de produtos e serviços.
  • Legado: marca que espera deixar no mundo, para seus clientes e em seus funcionários e parceiros.
  • Missão: a razão de ser de seu negócio, o que o direciona para o futuro e orienta os objetivos financeiros e sociais.

Com essas informações, você pode construir traços que fazem a sua empresa ser única e facilitam o entendimento de seu posicionamento, podendo referenciar diretamente suas ações de marketing.

O papel da identidade

Assim como entre as pessoas, a aparência causa uma primeira impressão e na sequência conhece melhor de acordo com o jeito de ser e os pensamentos. O investimento em uma identidade visual compatível com sua personalidade é uma boa maneira de se destacar. Atualmente, todos os espaços são repletos de informações e imagens, por isso, é importante marcar presença com qualidade positivas e únicas.

E também vale para os conteúdos em texto: um discurso bem construído faz do storytelling de sua marca mais uma maneira de se manter em evidência e conquistar o seu público com um apelo emocional.

Incorpore os valores e apresente-se com sucesso

Mais um exemplo de como se destacar com a personalidade de marca é durante as apresentações. É essencial reforçar o jeito de ser de sua marca e incorporar as ideias ao seu jeito de agir, já que as características fazem parte da cultura empresarial e do seu cotidiano. Prepare o seu roteiro destacando alguns pontos como parte de sua estratégia e deixe isso bem claro em sua postura e maneira de falar com o público, criando uma visão positiva e profissional sobre o conteúdo.

Escolher um template que transmita valores compatíveis com o que é determinado pela personalidade é um bom começo. Observe as cores e a disposição dos elementos gráficos e tente encontrar o que deve ser transmitido: tranquilidade, firmeza, dinamismo, modernidade, sutileza… A identidade visual e as animações pode fazer com que a sua ideia seja mais fácil de captar e conquiste o público com mais eficácia. E, se puder, invista em materiais personalizados, feitos sob medida para suas necessidades e mais diretos ao transmitir sua mensagem.

Quando estiver se preparando para o planejamento das ações de marketing de uma empresa ou antes de lançar a sua startup, pense bem na personificação da marca. Essa tarefa pode ser de grande utilidade para a reputação da empresa, lealdade de clientes e fortalece os laços entre todos os envolvidos com a organização. E uma marca valorizada abre portas para novos parceiros, contratos e admiradores. Sua Brand Persona ficaria bem feliz com esse sucesso!

(publicado originalmente no Blog Hubspot em 22/07/2015 http://br.hubspot.com/blog/use-a-personalidade-da-marca-em-sua-estrategia-kit-de-modelos )

Deixe uma resposta